Psicóloga
Terapia Relacional
... colabora para cuidar das relações interpessoais e buscar o bem estar para as pessoas.

A Terapia Relacional trabalha a partir da colaboração dos participantes em diálogos, para melhorar a comunicação, o entendimento e promover autoconhecimento.
Essa terapia apoia-se na teoria relacional-sistêmica, que é a base da terapia familiar e ajuda os participantes, que estão inseridos em uma dificuldade ou problema, a terem um espaço de expressão e diálogo, acolhedor e mediado por um terapeuta-colaborador.
O terapeuta favorece a reflexão, fazendo intervenções, para encontrar juntos a melhor forma de lidar com uma situação difícil. Quando alguém sofre, as pessoas ao redor também sofrem. Esta terapia encontra soluções em cooperação, para as questões apresentadas.
Como são os encontros?
Nas reuniões, observamos juntos a comunicação e as relações na família, favorecendo a maior consciência dos indivíduos e a troca de colaborações entre os participantes.
A terapeuta faz a mediação do diálogo e pode trazer outras formas de expressão como arte, jogos e brincadeiras, para ampliar a comunicação em um espaço acolhedor e seguro.
Esse trabalho pode ser feito de forma individual, ou com a participação de outros que estejam envolvidos. O pensamento relacional-sistêmico permite ampliar o olhar e também auxiliar com as relações entre a família e a escola e outras agências de cuidado externos, como médicos e terapeutas, ligados à situação apresentada.
Quem posso ajudar?
-
Terapia Individual: Para pessoas que estejam com uma necessidade de conversar sobre algo que incomoda e traz sofrimento. A terapia individual sistêmica é possível, pois o sujeito traz em si próprio as histórias, falas e sensações que vive nas suas relações pessoais e esses elementos são trabalhados na terapia.
-
Terapia de Casal: Casais são o núcleo familiar principal, e seu ciclo de vida passa por diversas etapas e momentos únicos, desde inicio da relação, acompanhando múltiplos desdobramentos. Nas relações afetivas, vivemos momentos intensos, que muitas vezes apresentam situações delicadas que podem ter o apoio da terapia.
-
Terapia Familiar: As famílias estão em constante transformação e desenvolvimento e muitas vezes necessitam de um colaborador para ampliar o diálogo e favorecer a escuta e buscar melhores formas de interação e relacionamento.
-
Indivíduos, casais e famílias que estejam vivendo uma dificuldade com saúde física ou mental.
- Indivíduos, casais e famílias em contato com outra cultura ou vivendo fora do Brasil.
-
Crianças com dificuldade na aprendizagem e nas relações com a família e a escola.
-
Diversas situações que envolvem relações interpessoais.
-
Vivências de conversa, brincadeira, jogos, arte e amor com os outros.
A terapia relacional coopera para a melhora das relações interpessoais, promove mais entendimento de si próprio e da família, e até da comunidade mais ampla, em momentos de dificuldades. Frequentemente indicada por médicos e terapeutas, tem resultados surpreendentes, em casos quando o sofrimento de alguém traz repercussões para as pessoas ao redor.